terça-feira, 16 de março de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE DE APUÍ RECEBE UTI MÓVEL.




Sempre com os olhos voltados para o social e qualidade de vida da população, o prefeito de Apuí Marquinhos da Macil, entrega uma UTI MÓVEL para secretaria de Saúde e anuncia novos investimentos.

Depois de entregar os veículos da educação e ação social e cumprindo um cronograma de trabalho, o prefeito Marquinhos da Macil (PSB) entregou esta semana uma UTI MÓVEL para a secretaria de saúde. Para atender uma população de 18.000 mil habitantes a secretaria contava apenas com duas camionetas e duas ambulâncias, uma que atende todo o setor urbano e outra que atende o Distrito de Sucunduri.
A entrega da UTI MÓVEL aconteceu no Posto de Saúde Curumim no bairro Vila Nova com a presença dos vereadores Mário Mota (PSDB), Bleque (PR), Almir Fagundes (PTB) e Valcir Dal’agnol (PDT), de todos os secretários e também usuários da rede pública de saúde, na solenidade de entrega o prefeito afirmou que adquiriu um aparelho de ultra-som 3D com imagens colorida. Disse também que no ano passado foi prometida uma ambulância para Apuí, mas que até agora não entregaram.
Preocupado com aqueles que se dizem representantes do povo e que estão praticando a política “do quanto pior melhor” o prefeito disse o seguinte “paramos de pedir favor e comprometer o município politicamente, pois descobrimos que temos condições de fazer o melhor sem arranjos políticos”. Para o prefeito, os políticos voltam os olhos para Manaus ou cidades maiores e esquecem o interior.
A UTI MÓVEL estará totalmente equipada em alguns dias, mas já pode fazer remoção de pacientes apartir de agora tanto para outros estados como aqui dentro da cidade com maior tranqüilidade e rapidez. O PSF Curumim, que junto com os outros dois foram reformados, para dar qualidade de atendimento à população. “Esta ambulância é mais uma seqüência do nosso trabalho e na próxima semana terei o prazer de atender a secretaria de obras” diz Marquinhos da Macil (PSB).
Este veículo foi adquirido em um leilão da PRF, o Ministério da Justiça realizou o leilão e a prefeitura de Apuí arrematou por 37.000 (trinta e sete mil) e o equipamento custou aos cofres públicos outros R$ 54.000 (cinqüenta e quatro mil), comparando custo benefício a UTI MÓVEL ficou mais barato para a prefeitura de Apuí.
Assim que chegar o restante do equipamento da UTI MÓVEL a prefeitura irá trazer de Manaus uma equipe para dar treinamento aos profissionais que vão trabalhar exclusivo nesta unidade móvel, após os cursos de capacitação até os motoristas estarão aptos para realizar pronto atendimento.
HOSPITAL EDUARDO BRAGA E REFORMAS DOS PSF’s
Depois da reunião que teve com o governador Eduardo Braga o prefeito Marquinhos autorizou o retorno de alguns profissionais para a unidade mista de saúde Hospital Eduardo Braga. “A o sistema de saúde de Apuí é o melhor do interior do estado do Amazonas e por uma questão de bom censo a população não será penalizada” afirma o prefeito.
Após esta reunião o prefeito resolveu devolver os profissionais que eram custeados pelo município e em troca o prefeito teve a liberdade de fazer suas indicações. Do estado, Marquinhos da Macil recebeu a promessa de que será realizado o processo seletivo para Apuí e que aumentara a quantidade de profissionais.
Tem também a promessa da SUSAM de ampliar a quantidade de oxigênio para o hospital e aumentar o repasse para R$ 46.000 (quarenta e seis mil). Segundo o próprio prefeito houve uma série de contrapartidas que o ajudaram a tomar a decisão de devolver os profissionais do Município para o hospital “o nosso trabalho é esse, deixar Apuí preparado para o futuro” disse prefeito Marquinhos.
As reformas dos três PSF’s foram feitas seguindo o cronograma exigido pelo do ministério da saúde assinado no Pacto da Saúde com o Governo Federal. O PSF Anísio Teixeira além da reforma que já foi feita receberá a construção de um refeitório e a recepção será ampliada e climatizada “tudo para que a população que já é penalizada se sinta bem ao ser atendida” completa Marquinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...