quinta-feira, 11 de março de 2010

PRODUÇÃO RURAL – SENAR QUALIFICA PRODUTORES DE APUÍ



Atendendo a uma orientação da Senadora Kátia Abreu, que preside a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, prefeitura de Apuí e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Amazonas implementaram em Apuí os cursos de Bovinocultura Leiteira e Piscicultura. Nessa primeira etapa foram beneficiados diretamente um total de 50 produtores que participaram dos cursos. A idéia partiu de uma conversa entre o prefeito e a senadora quando buscavam alternativas para o problema da regularização fundiária no município.
O Senar cobre todas as despesas do curso, incluindo transporte, hospedagem e alimentação dos instrutores e alimentação dos produtores cursistas. Os cursos abordam questões técnicas e teóricas que são fundamentais pela melhorar a qualidade do leite (bovinocultura curso com 50 horas) e do peixe (piscicultura 30 horas). No ano passado pelo menos 38 pequenos e médios produtores rurais receberam alevinos da secretaria de produção.
Bovinocultura
Com rebanho de 60 vacas para uma produção diária de até 300 litros de leite e com vontade de atingir a meta de 1000 litros por dia ‘seu’ Raimundo faz planos pós curso. Segundo ele vacas leiteiras para produzir de forma satisfatória devem nascer na região para suportar o calor amazônico, pois se vier das regiões do sul e sudeste elas não resistirão ao calor e produzirão em média 30% menos.
O curso ensinou todas as novas técnicas de higiene e limpeza para melhorar a qualidade do leite produzido e também a fazer manejo e alimentação balanceada para aumentar a produção. Mercado pouco explorado em Apuí o leite custa para o laticínio cerca de 50 centavos na propriedade e 60 centavos entregues na empresa, alguns reclamam do preço baixo do leite.
O controle sanitário do gado de Apuí são destaques a nível estadual, pois boa parte dos animais que aqui se encontram veio de Rondônia, região Centro-oeste e Sudeste e atingi todos os anos a média de 99% do rebanho vacinado contra a febre aftosa. Buscando uma melhor genética do rebanho leiteiro, os assentados da reforma agrária almejam em poucos anos se destacar como maiores produtores de leite da região.
Pisicultura
O alto índice de mortalidade da pós-larva fez a secretaria de produção buscar alternativas de criar-los aqui em Apuí, em média 50% morriam devido à viagem que dura pelo menos 7 horas de Manaus a Apuí. No ano passado foram distribuídas 500 unidades para cada produtor e agora se espera distribuir pelo menos 1.000 unidades após o curso dos técnicos do SENAR.Por exigência do próprio SENAR, são admitidos no máximo 20 participantes por turma “eles aprendem mais, pois com turmas menores o foco no instrutor é maior, para o município de Apuí isto significa a melhoria de vida do homem do campo” diz o Secretário de Produção Sergio Boza que completa “o produtor se capacitando com certeza a produtividade aumenta e sua renda familiar sobe junto”.
Produtor de café há 20 anos em Apuí o senhor Benjamim Dias de Souza resolveu participar do curso de piscicultura para diversificar sua produção e aumentar a renda. “A criação de peixe vai ser a saída para muitos de nós da agricultura familiar porque desmate e criação de gado de corte fica cada dia mais difícil na nossa região” diz ‘seu’ Benjamim.“Fiquei surpreso pelo o interesse dos alunos, pela capacidade e a procura do conhecimento” afirma Benedito Amorim Neto técnico e instrutor do SENAR.
Os temas abordados foram a construção e o início completo da criação de peixes, desde a forma de terra até a raspagem do tanque passando pela a análise e topografia da terra, analise e recepção da água e também a parte de engorda dos peixes.A criação de peixes em cativeiro vem recebendo fortes investimentos tanto do governo federal como do governo do regional. Com uma atenção especial do governo do Amazonas várias técnicas foram desenvolvidas para criação de peixes. “A minha maior surpresa foram alguns alunos que depois de finalizar o curso querem migrar de vez para a criação de peixes e deixar de lado a criação de gado de corte” diz Amorim Neto.
Fonte: Vanderlei Alves da Silva
Da: Assessoria de Imprensa
agecomdeapui@hotmail.com
assessoriaapui@hotmail.com
97-9153-2535 (Vanderlei Alves)
97-3389-1139 (Gabinete do Prefeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...