quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

URGENTE. Prefeito de Apuí deve decretar estado de EMERGÊNCIA.

 Devidos as fortes chuvas dos últimos dias estradas e rodovias estão interditadas impossibilitando o tráfego de veículos, pessoas e produção rural de Apuí.



Apuí já sente os prejuízos com fortes chuvas que têm caído nos últimos dias e falta de manutenção nas estradas vicinais nos anos que se passaram estão deixando comunidades inteiras isoladas por causa de pontes que caíram, bueiros que se romperam e estradas com imensos atoleiros.
Com o isolamento de algumas comunidades a escoação da produção rural de Apuí, em especial do leite que teve um crescimento significativo, está comprometida. Diante desta situação calamitosa o prefeito Marquinhos da Macil (PSB) convocou uma reunião de emergência com seus secretários para tentar resolver o problema.
Participaram da reunião os secretários de educação, produção, agronegócio, fazenda e obras que junto com o prefeito expuseram as duras realidades do interior do município. Durante esta reunião os vereadores Almir Fagundes e Bleque chegaram para dar apoio e negociar uma situação em conjunto com a Câmara.
Em seguida o prefeito se reunião com a equipe do INCRA local João Martins de Mello Filho, João Raimundo Martins e Aminadal Gonzaga. O prefeito entregou para o executor do INCRA João M. M. Filho um estudo feito nas principais vicinais da região, nas fotos é possível ver pontes levadas pelas águas, carros ilhados e buracos que engolem uma moto.
Na reunião com os membros do INCRA o prefeito pediu ajuda para liberar o mais rápido possível o maquinário que seria entregue ainda o ano passado. Com o maquinário em mãos o prefeito se responsabilizaria em fazer a completa restauração e manutenção das estradas vicinais.
“Se entregarem as máquinas mesmo sem o dinheiro de manutenção e combustível conseguiremos, às duras penas, fazer o serviço” garantiu Marquinhos da Macil. Ficou acertado que a Câmara de vereadores, os integrantes do INCRA e a prefeitura encaminhariam documentos a Superintendente em Manaus reinvidicando a posse das máquinas.
A rodovia que liga Apuí à Novo Aripuanã esta intrasitavel em vários trechos até o KM 100 e já causa prejuízo aos produtores de leite e gado. O leite não chega à ASPROLEIP e o gado não chega ao porto no KM 125. Na vicinal Kenedi carros estão ilhados e buracos enormes surgiram no meio da estrada.
Na vicinal Brasília vários bueiros se romperam, na vicinal Pombos cinco famílias estão isoladas depois que a água levou a ponte. No setor Coruja e 3 Estados se romperam bueiros, pontes caíram, buracos surgiram e são capazes de engolir até motos. 
Por falta de estradas para escoar a produção os produtores de leite da vicinal Fábio Lucena e Sulina estão jogando fora a produção por falta de estradas para escoar. Por causa da situação crítica o prefeito já pediu para sua assessoria fazer um estudo para decretar situação de emergência no município o mais rápido possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...