segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Prefeito de Apuí decreta SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.



Por: Vanderlei Alves/agecomdeapui@hotmail.com
Fotos: Itajair Jung
Diante das fortes chuvas que têm caído em Apuí e região os estragos nas estradas vicinais, e rodovia estadual e federal o prefeito de Apuí Antonio Marcos (PSB) decretou no fim da manhã desta segunda-feira a SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA no município de Apuí depois de receber da COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO DE DANOS E RISCOS um parecer da situação caótica da região.

No dia 17 deste mês o prefeito decretou a criação de uma comissão para detectar, registrar os estragos e prejuízos que estão impossibilitando o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola, especialmente o leite.

A comissão também ficou de avaliar a necessidade de socorro aos que tiverem suas casas destruídas, pontes e bueiros nas estradas vicinais e as ameaças que rondam a Rodovia Transamazônica e AM 174 (Apuí/Novo Aripuanã).

O art. 5º do decreto diz “Determino que se abra orçamento das Secretarias de Obras, Transportes e Urbanismo, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde e que se faça aporte de recursos para estas secretarias para fins de custeio das ações emergenciais que forem necessárias”.

As chuvas dos últimos dos últimos dois meses foram muito acima da média anual inclusive em outros municípios vizinhos de Apuí o que fez com que rios e igarapés que cortam a região transbordassem e provocassem inundações, destruição de pontes, rompimentos de bueiros, erosão nas estradas estadual, municipal e federal deixando comunidades inteira isoladas do restante do município.

Todo o setor produtivo de Apuí esta sob risco depois de 2 anos de forte investimento público e privado, o decreto tem vigência até acabar a situação de emergência no município.

Leia mais sobre Apuí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente...