Existem médicos, que estão a mais de cinqüenta dias sem atender no hospital e continuam recebendo do estado. Segundo o secretário serão abertos processos administrativos contra estes profissionais e serão demitidos por abandono de emprego.
Para o secretário executivo de saúde do interior a situação dos médicos que atendem no interior será melhor, pois o governador encaminhou um projeto de lei que irá aumentar substancialmente o salário tanto dos especialistas quanto generalistas. Os médicos receberão uma gratificação que vai ser diferente de acordo com o município onde ele trabalha.
De acordo com o projeto de lei, estes médicos teriam de cumprir 40 horas semanais e teriam de trabalhar em um só município criando assim um laço de conhecimento entre paciente e médico. Preocupado em salvar vidas o secretário disse que o governo dos estado vai instalar UTI em 16 municípios do interior.
Para o Município de Apuí o secretário disse que será aberto o processo seletivo para contratação de médicos e estará trabalhando na perspectiva de contratar um traumatopedista. Esta contratação ficou acordada entre o secretário e o prefeito Marquinhos e irá suprir umas das maiores necessidades de Apuí, já a ambulância será adquirida e entregue em abril.
Quanto à direção da unidade hospitalar o secretário foi claro e taxativo “o cargo não é meu, é do governador, o prefeito Marquinhos veio comigo e retornará comigo para Manaus e se reunirá ainda hoje com o governador e farão o acordo que beneficiará a ambos” disse. Segundo ele no cargo de direção ficará a atual gestora até a reunião do prefeito Marquinhos com o governador.
Em tempo: o rompimento do prefeito se deu por causa da troca da direção do hospital, quando o secretário executivo de saúde de estado respeitosamente pediu para o prefeito não opinar nas ações do estado Marquinhos então retirou seu pessoal que estavam à disposição no Hospital Eduardo Braga. A retirada do pessoal da prefeitura que serviam na unidade hospitalar causou transtorno ao governador, a população que se revoltou e até a AAM (Associação Amazonense de Municípios) entrou na briga, favorável a decisão do prefeito.
Fonte: Vanderlei Alves da Silva.
Da assessoria.
agecomdeapui@hotmail.com
assessoriadeapui@hotmail.com
www.prefeituradeapui.blogspot.com97-9153-2535