quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Blog tem mais de MIL acessos voluntários!!!

Mesmo sem divulgação em massa blog atinge marca dos
1.000 acessos.
Sem qualquer tipo de divulgação maciça o Blog da prefeitura de Apuí/Am atinge a marca de 1108 acessos voluntários desde a sua primeira publicação. "Nunca houve qualquer tipo de divulgação ou prêmios para alavancar os acessos do SITE" afirma o responsável pelo Blog.
Em Julho de 2010 foi o período de maior acesso, talvez por causa do período eleitoral que se avizinhava. Naturalmente houve uma queda acentuada nos acessos pois, o SITE limitou suas postagens devido ao processo eleitoral que vivemos retornando suas postagens esta semana e com novidades, o contador de acessos.
De norte a sul de leste a oeste temos público que acessam o Blog para ter uma noção básica dos investimentos públicos municipais. Informamos que após o período eleitoral iremos ampliar o número de matérias. AGUARDEM!!!

Praça será reativada.

Equipe fazendo o desmate e poda das árvores
 com auxílio de caminhão.
Única em Apuí e abandonada a vários anos a Praça que está ao lado da Biblioteca Pública Municipal e que servia até mesmo para consumo de drogas, bebida de álcool e até para prostituição agora será revitalizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Apuí.
Desde o início do seu mandato o Ver. Valcir Dall'Agnol vinha fazendo indicações ao prefeito Marquinhos da Macil para recuperar um pequeno espaço de lazer que foi abandonado pelas gestões anteriores "pura falta de vontade de gestores do passados e agora a prefeitura através da secretaria de meio ambiente começa a revitalizar este importante patrimônio" finaliza o vereador.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Recuperação de estradas Vicinais - Recursos do Gov. Federal começam a chegar em Apuí.


Em uma ação inédita na história, o município está recebendo do Governo Federal uma patrulha mecanizada no valor de 5 milhões de reais com a qual a prefeitura de Apuí deverá recuperar de forma definitiva todas as estradas do município. A patrulha foi adquirida com recursos do orçamento do INCRA que atendeu a um pedido do prefeito, vereadores dos deputados Francisco Praciano , Marcelo Serafim e Silas Câmara. Devido ao período eleitoral o executor local não quis falar sobre o assunto e não autorizou a publicação das fotos das máquinas que estão na sede local do Incra.

A patrulha é apenas uma conseqüência das ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA – no município de Apuí. A maior conquista dos políticos locais foi o processo de regularização das terras dos PAs Rio Juma e Acari e do projeto fundiário às margens da Transamazônica no sentido Apuí/Humaitá e após o Sucundurí na direção de Jacareacanga.

Como conseqüência do processo de regularização agrária o vereador Bleque, assim como seus colegas entenderam que a aquisição de uma patrulha seria fundamental para a realização dos trabalhos de recuperação de estradas. No entendimento do Incra a patrulha também reduziria em muito os custos de recuperação das estradas que atualmente vem sendo feitas por empresas privadas que nem sempre realiza o trabalho de forma satisfatória.

Segundo informação do Secretario Nacional de Reforma Agrária do MDA Guedes e Guedes a participação do Deputado Federal Francisco Praciano foi fundamental para que o Ministro Guilherme Cassel atendesse o pleito da população apuiense. " O deputado Praciano tem sido fundamental nesse processo porque para nós ele é uma referência daquilo que é correto em termos de investimento na região Amazônica" Salientou a fim de justificar a atitude ousada e pioneira do MDA na região que segundo ele servirá de referência para muitas outras localidades do Norte do Brasil que possui problemas parecidos com os do município de Apuí.

O processo de regularização se iniciou ainda em 2009 com a vistoria pelo MDA/INCRA de todas as propriedades do município para o trabalho final de georeferenciamento e posteriormente a titulação das terras. Entretanto, durante o levantamento da situação das propriedades fora do assentamento a equipe do MDA detectou que havia um esquema para fraudar o processo de regularização onde alguns proprietários tentavam regularizar áreas acima do máximo permitido na região que é de 1500 hectares utilizando CPFs de terceiros para documentar as terras.

Diante dessa situação, o trabalho de regularização foi paralisado até o final das investigações sobre o caso que deveriam ser feitas pela Polícia Federal. Em razão disso os títulos ainda não foram emitidos, mas a chegada dos equipamentos reforça o discurso e a boa fé da equipe do MDA cuja principal proposta é a entrega da titulação das terras para aqueles que dela fazem uso para sobreviver. Devido ao período eleitoral a gerência local do Incra não quis falar sobre o assunto e não permitiu imagens das maquinas que se encontram na sede do órgão em Apuí.

Texto: Lange

Foto: Lange